Festa do Divino e da Padroeira de Lavras Novas 2012

Venha participar do festejo de Nossa Senhora do Prazeres!

Clique no link abaixo para baixar a programação completa:
Baixar Programação

(Na página que será aberta clique em Download File)

Lavras Novas comemora o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, com festividades que se estendem até o próximo final de semana. No sábado (11), a comunidade inicia os encontros da novena dedicada à padroeira do distrito. Já as comemorações, com barraquinhas, shows e celebrações religiosas, serão realizadas de 17 a 19 de agosto.

Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias, refere as sete graças alcançadas pela Virgem Maria, enumeradas por um noviço franciscano: Anunciação do Anjo, Saudação de Santa Izabel, Nascimento de Jesus, Visita dos Reis Magos, Encontro de Jesus no Templo, Aparição de Jesus após a Ressurreição e Coroação de Nossa Senhora no Céu após a sua assunção.

Acredita-se que a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres chegou a Lavras Novas através dos bandeirantes, que vinham em busca do ouro, nos séculos XVII e XVIII. Lavras Novas se desenvolveu após a descoberta da Mina dos Prazeres em 1704. Na primeira metade do século XVIII, já tinha sido erguida a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, e fundada a Irmandade dedicada à padroeira.

Desde então, todos os anos, no mês de agosto, é realizada a tradicional festa em homenagem à Santa, porém o dia oficial de Nossa Senhora dos Prazeres é 8 de setembro.
Fonte: Prefeitura de Ouro Preto